QUEM SOMOS

A Fitónia iniciou a sua actividade em 26/03/85 no C.C.Girassolum em Coimbra numa loja de 16 m2 em que 80% dos seus produtos eram plantas de interior. Devido à larga experiência com animais antes do ínicio da actividade comercial a loja rapidamente angariou uma quantidade de clientes que levou a passado um ano passar para outra loja de 40 m2 dentro do mesmo Centro Comercial deixando as plantas de interior e aproveitando todo o espaço disponível para a criação de uma loja de animais de estimação.Ao longo destes 22 anos fomos seleccionando os melhores produtos do mercado só nos interessando a qualidade. Hoje estamos dedicados à aquariofilia,alimentos e acessórios para cães, gatos, repteis, roedores.A nossa última aposta passa pelo desenvolvimento da aquariofilia de água salgada que está pouco desenvolvida na nossa zona e que é uma das grandes paixões dos sócios.As marcas de produtos que dispomos são as de topo de gama do que se comercializa no País.A grande paixão dos sócios pelos animais leva a que estejamos há tantos anos no mercado e na tentativa de esclarecimento e ajuda ao cliente nas questões que nos colocam todos os dias.Tentamos fazer um trabalho sério sempre em busca de melhorar.Os clientes que nos visitam não são apenas de Coimbra mas de cidades próximas pois tentamos oferecer uma variedade de produtos que não é fácil de encontrar em muitos outros locais.Uma loja de animais de estimação obriga a uma constante actualização de conhecimentos principalmente na aquariofilia que tentamos estar a par das novidades anuais que vão aparecendo e tentando dá-las a conhecer aos nossos clientes.Aguardamos a sua visita.

2007/06/26

AQUARIO CICLIDEOS AFRICANOS

INICIAÇÃO AO AQUÁRIO DE CICLÍDEOS AFRICANOS

Na região Oriental do Continente Africano existe uma das áreas mais fascinantes em termos geológicos e de biodiversidade do Planeta.Alguns dos maiores lagos do Mundo estão aí localizados entre os quais os lagos Victoria,Tanganyika e Malawi(ou Niassa).
No lago Tanganyika os valores de Ph rondam os 8.6 a 9,2 e dureza total os 10º-12ºdGh.No Malawi o Ph ronda entre 7,7-8,6 e dureza total 6º-10ºdGh.
Nas águas destes lagos habitam e dominam os Ciclídeos existindo no Malawi cerca de 200 espécies e no Tanganyika 134.
O primeiro ponto a ter em atenção é a dimensão do aquário.
Para ciclídeos do Malawi o aquário deverá ter no mínimo 200 litros já que estes peixes são de grande dimensão(10-35 cm) e são muito territoriais.
Pode manter 3-4 casais neste aquário.
Para espécies maiores ou mais agressivas é recomendado um aquário de 400-600 litros para manter alguns casais.
A decoração deverá ser constituída por areia fina pois são peixes que adoram escavar,formações rochosas onde formam os seus territórios e se sentem mais seguros em caso de perigo,não esquecendo de lhes deixar muito espaço para nadarem.Poderão ter algumas plantas bem resistentes que sejam adequadas ao tipo de água.
O aquário deve ser bem iluminado para que possa disfrutar as espectaculares cores brilhantes destes peixes.Montar uma iluminação dupla com uma lâmpada tipo Power-Glo e uma Marine-Glo da Hagen.
As características químicas da água são alcançadas com utilização de sais existentes no mercado e com a ajuda de um teste de Ph,Gh e Kh para certificação dos valores.
A filtragem deve ser feita com um filtro exterior pois estes peixes necessitam de uma água bem filtrada e cristalina.São muito sensíveis ao ciclo do azoto se este não estiver a funcionar perfeitamente.
Deverão ser feitas mudanças parciais quinzenais de 1/3 da água.
Temperatura é de 25ºC para diminuir a agressividade dos machos.Alimentação o mais variada possível(artémia,larva vermelha,larva branca,krill,moluscos e vegetais.
Se as condições forem mantidas surgirão sinais de acasalamento.Observando as fêmeas estas apresentarão as bocas cheias de ovos pois a maioria destas espécies são incubadores bucais,armazenando os ovos e os alevins na boca até estes não caberem lá dentro.Para melhores resulta dos retirar a fêmea para um aquário à parte onde ficará em repouso já que durante este tempo ela não se alimenta.Assim que os pequenos peixes comecem a nadar em busca de alimento devemos fornecer várias vezes ao dia artémia recém nascida e devemos retirar a mãe.

Para a montagem de um biótopo do lago Tanganyika o aquário pode ser menor mas nunca menos de 100 litros.Embora as espécies deste lago sejam em média menores que os do lago Malawi,não deixam de ser muito territoriais principalmente na altura da reprodução.
As espécies mais fáceis:Neolamprologus brichardi,N.leleupi, Julidochromis regani e J.marlieri que atingem entre 8 e 13 cm.
A montagem e decoração do aquário é semelhante aos do Malawi variando apenas em espécies conchicolas,em que o uso de búzios no fundo é essencial para o seu bem estar e reprodução.
A alimentação destes peixes varia apenas na ausência de vegetais por serem praticamente todos eles micropredadores,muito apreciadores de zooplâncton,crustáceos e pequenos peixes.
Em termos de reprodução para além de serem incubadores bucais a maioria deposita os seus ovos nas paredes das grutas.Neste caso se quiser separar os ovos, o melhor é retirar a pedra e fazer a incubação noutro aquário sem areão e com uma difusora perto dos ovos a borbulhar lentamente(o ar não deve bater nos ovos).
O alimento inicial é artémia recém nascida e colocar um filtro de esponja a ar para a filtragem da água.

Sem comentários: