QUEM SOMOS

A Fitónia iniciou a sua actividade em 26/03/85 no C.C.Girassolum em Coimbra numa loja de 16 m2 em que 80% dos seus produtos eram plantas de interior. Devido à larga experiência com animais antes do ínicio da actividade comercial a loja rapidamente angariou uma quantidade de clientes que levou a passado um ano passar para outra loja de 40 m2 dentro do mesmo Centro Comercial deixando as plantas de interior e aproveitando todo o espaço disponível para a criação de uma loja de animais de estimação.Ao longo destes 22 anos fomos seleccionando os melhores produtos do mercado só nos interessando a qualidade. Hoje estamos dedicados à aquariofilia,alimentos e acessórios para cães, gatos, repteis, roedores.A nossa última aposta passa pelo desenvolvimento da aquariofilia de água salgada que está pouco desenvolvida na nossa zona e que é uma das grandes paixões dos sócios.As marcas de produtos que dispomos são as de topo de gama do que se comercializa no País.A grande paixão dos sócios pelos animais leva a que estejamos há tantos anos no mercado e na tentativa de esclarecimento e ajuda ao cliente nas questões que nos colocam todos os dias.Tentamos fazer um trabalho sério sempre em busca de melhorar.Os clientes que nos visitam não são apenas de Coimbra mas de cidades próximas pois tentamos oferecer uma variedade de produtos que não é fácil de encontrar em muitos outros locais.Uma loja de animais de estimação obriga a uma constante actualização de conhecimentos principalmente na aquariofilia que tentamos estar a par das novidades anuais que vão aparecendo e tentando dá-las a conhecer aos nossos clientes.Aguardamos a sua visita.

2007/06/26

O AQUARIO AGUA SALGADA

O AQUÁRIO MODERNO DE ÁGUA SALGADA

Um aquário de água salgada tropical é uma visão deslumbrante proporcionando momentos de prazer e uma sensação de calma e harmonia espectaculares(Sentados no sofá a apreciá-lo).

As 4 regiões zoogeográficas principais onde podemos encontrar recifes de coral:
- Indo-Pacífico(Filipinas,Indonésia,Mar Vermelho,Maldivas,Austrália
e Seicheles)
- Pacífico-Este(Guadalupe,Galápagos,Ilhas Cocos,Golfo da Califórnia
até ao Peru)
- Caraíbas(Porto Rico,Cuba,República Dominicana,Florida,Bahamas)
- África Ocidental(São Tomé e Cabo Verde)

Condições necessárias para manter corais

A iluminação e a temperatura são factores essenciais quando pretendemos manter corais e outros invertebrados num aquário.Outros factores igualmente importantes são a qualidade e o movimento da água(Na natureza temos correntes,ondas e marés).

Que tipo de aquário e volume?

Manter parâmetros da água num aquário pequeno é uma tarefa muito mais penosa que num aquário grande.Embora seja possível manter um nano-reef(aquário com menos de 80 litros em perfeitas condições).
Um aquário de 300 litros mais largo do que alto é um excelente começo e permite decorações muito interessantes.Devemos colocar um overflow(caixa de drenagem da camada superficial da água) que permite eliminar a camada oleosa que se forma à superfície e que impede as trocas gasosas,nomeadamente de oxigénio com a atmosfera.Não deve ter tampas para facilitar as trocas gasosas e dissipar o calor.

Materiais de decoração

A decoração deve ser feita essencialmente à base de Rocha Viva não apenas por razões estéticas mas também porque ela vai ser o elemento de filtragem biológica mais importante do aquário.A rocha viva é o resultado de restos de corais mortos com uma estrutura porosa que alberga no seu interior e à superfície várias formas de vida,incluindo bactérias que filtram biologicamente a água.A quantidade a utilizar no aquário para efeito de filtragem biológica total é de 15%-20% do volume total do aquário em Kgs.
Se não quisermos fazer a filtragem biológica totalmente através da rocha viva podemos utilizar rocha calcária como base e colocar por cima alguma rocha viva.

Tipo de substracto mais adequado

O substracto deve ser de areia coralina fina e ter uma espessura de pelo menos 2,5 cm.
No caso de queremos montar um sistema de “Jaubert” (sistema de partição do substracto em que existe uma camada inferior de água com 2,5 cm através de uma placa de fundo coberta com uma rede mosquiteira,levando uma camada de areia grossa por cima.Coloca-se nova rede mosquiteira e mais uma camada de areia coralina fina.As redes impedem a ruptura das camadas pelos peixes e animais escavadores)para obtermos uma camada inferior anaeróbica(sem oxigénio)onde se processe a desnitrificação(redução dos nitratos) precisaremos de uma camada mais espessa de areão.
Hoje sabemos que uma camada de areia superior a 7,5 cm mesmo sem a divisão com redes é capaz nas camadas mais inferiores de fazer desnitrificação.

Que tipo de filtragem?

Equipamento indispensável é o escumador.O escumador funciona produzindo espuma,através da mistura de grandes volumes de água e ar que arrasta a matéria orgânica removendo-a do aquário antes de se degradar em amónia.Assim diminui a necessidade de filtragem biológi-
ca produzindo menos nitratos.
Se optarmos por um aquário com muitos peixes e de grande dimensão aconselha-se um filtro seco/húmido ou de areia fluidizada(Filtros em que a colonização de bactérias é feita em grandes quantidades devido à grande oxigenação dos materiais utilizados).
A filtragem mecânica através de esponjas ou lã de vidro é útil desde que se limpem com bastante frequência.A filtragem química com carvão activado ou com resinas deve ser usada esporadicamente(1 dia por semana por exemplo).

Que tipo de iluminação?

No caso de um aquário de recife ela deve ser o mais parecida com a luz do dia.Optaremos por uma combinação de iodetos metálicos com fluorescentes actínicas.Os diferentes comprimentos de onda da luz são fundamentais para os organismos autotróficos,isto é para os vários tipos de algas.As mais importantes são as zooxantelas que vivem em alguns corais e invertebrados e as algas calcáreas.Estes corais e invertebrados dependem das zooxantelas para se alimentarem.
O sol dos trópicos é muito intenso e emite uma grande quantidade de radiações ultra-violetas que penetram a grandes profundidades.
Alguns corais desenvolvem filtros químicos contra estas radiações.Estes compostos podem ser vistos nos corais como pigmentos fluorescentes, brancos ou violetas.Os corais sem zooxantelas e os peixes precisam de muito menos luz.

Movimentação da água

A simulação de ondas e correntes como ocorrem na natureza é uma mais valia nos aquários de água salgada.A qualidade da água e a quantidade de oxigénio dissolvido depende da movimentação.
A circulação de água deve ser cerca de 20 vezes o volume do aquário por hora.Devemos usar bombas de funcionamento alternado para simular correntes especialmente nos cantos onde a água tem tendência a ficar mais parada.

Sem comentários: