QUEM SOMOS

A Fitónia iniciou a sua actividade em 26/03/85 no C.C.Girassolum em Coimbra numa loja de 16 m2 em que 80% dos seus produtos eram plantas de interior. Devido à larga experiência com animais antes do ínicio da actividade comercial a loja rapidamente angariou uma quantidade de clientes que levou a passado um ano passar para outra loja de 40 m2 dentro do mesmo Centro Comercial deixando as plantas de interior e aproveitando todo o espaço disponível para a criação de uma loja de animais de estimação.Ao longo destes 22 anos fomos seleccionando os melhores produtos do mercado só nos interessando a qualidade. Hoje estamos dedicados à aquariofilia,alimentos e acessórios para cães, gatos, repteis, roedores.A nossa última aposta passa pelo desenvolvimento da aquariofilia de água salgada que está pouco desenvolvida na nossa zona e que é uma das grandes paixões dos sócios.As marcas de produtos que dispomos são as de topo de gama do que se comercializa no País.A grande paixão dos sócios pelos animais leva a que estejamos há tantos anos no mercado e na tentativa de esclarecimento e ajuda ao cliente nas questões que nos colocam todos os dias.Tentamos fazer um trabalho sério sempre em busca de melhorar.Os clientes que nos visitam não são apenas de Coimbra mas de cidades próximas pois tentamos oferecer uma variedade de produtos que não é fácil de encontrar em muitos outros locais.Uma loja de animais de estimação obriga a uma constante actualização de conhecimentos principalmente na aquariofilia que tentamos estar a par das novidades anuais que vão aparecendo e tentando dá-las a conhecer aos nossos clientes.Aguardamos a sua visita.

2007/06/26

EQUIPAS LIMPEZA AGUA SALGADA

Equipas de limpeza para aquário de recife-A solução natural para a manutenção de um aquário de recife saudável
A manutenção de um aquário de recife não depende exclusivamente da dedicação do aquariofilista.Por vezes tem de enfrentar os problemas referentes à proliferação indesejada de algas ou à propagação descontrolada de anémonas vidro(Aiptasia).
A compactação da camada de areia de coral existente no fundo do aquário,e a consequente diminuição da eficácia da filtragem biológica que aí se realiza é também outro problema existente nalguns aquários.Adicionalmente,a presença de restos de comida em degradação poderão conduzir a um aumento dos níveis de compostos azotados,pondo em causa a sobrevivência de todos os habitantes do aquário.
A tendência mundial actual da aquariofilia de recife defende Mais Biologia e Menos Tecnologia.A utilização de determinados organismos no aquário de recife promove diariamente a prevenção ou combate de potenciais situções de desiquilíbrio,constituindo uma equipa de limpeza in-
cansável que ajudará a manter a aparência natural do recife de coral recriado em aquário.

Alguns seres para constituir uma equipa de limpeza eficaz

-Lysmata seticaudata (camarão do Mónaco)
Comedor das anémonas-vidro(Aiptasia) geralmente introduzidas com a rocha viva e que podem proliferar rapidamente e tornar-se potencialmente perigosas para peixes e corais.São igualmente úteis na remoção de restos de comida.
Após eliminação das Aiptasias assegurar que é fornecida alimentação suficiente.Alimento congelado,flocos ou alimento fresco.
-Quantidade-1 Camarão por cada 100 litros.Em caso de uma infestação descontrolada aumentar a quantidade para 2 para 100 litros.

-Clibanarius sp. (Eremita de patas verdes)
Comedor de algas.Após a eliminação das algas indesejadas fornecer alimento à base de algas ou spirulina.
-Quantidade-1 Eremita por cada 25 litros.No caso de uma grande proliferacão de algas e não havendo outros organismos que as comam 2 eremita para 25 litros.
-Nassarius sp. (Nassário)
Comedor de detritos.Enterra-se e revolve o substracto.Necessitam de um substracto arenoso no aquário.
Quantidade-1 Nassário por cada 20 litros.

-Cerithium sp. (Cerite)
Comedor de detritos,podendo igualmente comer algas,diatomáceas e cianobactérias.Enterra-se e revolve o substracto.Necessitam de um substracto arenoso no aquário.
Quantidade- 1 Cerite por cada 20 litros.

-Pagurus sp. (Eremita de patas brancas)
Comedor de detritos.Enterra-se e revolve o substracto.necessitam de um substracto arenoso no aquário.
Quantidade-1 eremita por cada 20 litros.

-Ophioderma sp. (Ofiúro)
Comedor de detritos.Revolve o substracto.Necessitam de áreas abrigadas e sombrias para se refugiarem durante o dia pois normalmente só permanecem activos durante a noite.
Quantidade- 1 Ofiúro por cada 50 litros.

Sem comentários: